As fortes chuvas que atingem o Nepal desde o início da temporada de monções causaram inundações devastadoras, deixando mais de 220 pessoas mortas e milhares desabrigadas. As autoridades relatam que as operações de resgate estão em andamento, mas as condições climáticas adversas dificultam os esforços de socorro
As inundações afetaram principalmente as regiões do centro e do oeste do Nepal, onde os rios transbordaram, destruindo casas, campos agrícolas e infraestrutura. De acordo com relatos de moradores, o nível da água atingiu níveis recordes, superando em muito as inundações de anos anteriores.
“A água invadiu aqui por volta das 4h30 da manhã e levou tudo”, disse um sobrevivente. “Tudo foi destruído, não sobrou nada. Não temos comida, tudo foi levado pelas águas. Pelo menos conseguimos escapar e salvar nossas vidas, diferente do ano passado. O nível da água subiu muito, o mais alto que já vi em 15 a 20 anos. Essa inundação é algo inimaginável para nós”, acrescentou.
A situação dos afetados é crítica, com muitos perdendo seus lares, meios de subsistência e pertences. “A inundação deixou nossa situação delicada”, disse outro sobrevivente. “Viemos aqui para ganhar dinheiro e morávamos em um quarto alugado. Tudo foi destruído. A inundação também levou nosso dinheiro. O aluguel está para vencer, a mensalidade da escola dos meus filhos também. É ótimo que tenhamos sido salvos, a equipe de resgate salvou nossas vidas.”
As autoridades do Nepal solicitaram ajuda internacional para lidar com a situação emergencial. A prioridade agora é fornecer abrigo, água potável, alimentos e assistência médica aos desabrigados.
A Organização das Nações Unidas (ONU) expressou preocupação com a situação e está mobilizando recursos para auxiliar os afetados pelas inundações.